top of page
Buscar
  • pieromaia

Cerimônia em Homenagem a São Sebastião (Oxossi), 20 e 21.01.24



Uma das maiores cerimônias exotéricas do 1° trimestre para a Irmandade Espiritual Estrela D'Alva, a Cerimônia em Homenagem a São Sebastião - que no sincretismo entre o Catolicismo e a Umbanda corresponde a Oxossi - acontece sempre em 20 de janeiro, no Templo Filhos de S.S. Deusa Lunar (no caso da IEED-SP). Em 2024, como esta data coincidiu com um sábado, a cerimônia foi realizada no Terreiro de Iemanjá (Jd. Colibri), tendo sua segunda parte no domingo, com os atendimentos à assistência.


Em sua origem, Oxossi é uma divindade das matas, que na IEED trabalha principalmente com a saúde das pessoas e é representada por um homem com vestes indígenas portando arco e flexa. Sobre a relação de Oxossi com São Sebastião, o programa lido no início da cerimônia é claro: “São Sebastião, que ao deixar a vida terrena foi pregado a uma árvore, ficou com sua força ligada ao Reino Vegetal, formando a linha que, na Umbanda, tem o nome de Oxossi, que são manifestações espirituais intimamente ligadas à Mata. É através da força da natureza, em junção com os astros, que São Sebastião procura dar às criaturas a necessária calma, preparando o físico e a mente, afastando os obstáculos que dificultam a ascensão espiritual”. Ainda segundo o texto, as pessoas que comparecem à cerimônia devem estar “limpas de coração e alma, vigiando seus defeitos e fortalecendo a mente, para que a força homenageada possa ajudá-las”.



Por sua íntima ligação com as forças da natureza, a Cerimônia em Homenagem a São Sebastião leva ao templo uma decoração especial, baseada em galhos e folhas de eucaliptos, para que os trabalhos ocorram. Além disso, no sábado, dia exclusivo para a Auréola IEED, os presentes participaram da cerimônia com roupas em homenagem às vestes típicas de povos indígenas, caracterizando o elo da força de Oxossi com as matas.


No domingo, a cerimônia foi aberta para associados e assistentes autorizados, que logo de manhã passaram pela Capela de Ângelus e, mais tarde, foram atendidos por Ogum Megê na parte descoberta do terreiro.



No parte final da cerimônia, com membros da Auréola e assistentes dentro do templo esotérico por conta do tempo chuvoso, duas homenagens a Oxossi foram realizadas: a primeira, da Oração Dominical, contou com a pombinho Catarina Roque dançando a música "Caboclo Curador"; e a segunda, do Diretório Artístico, teve a Revda. Ded. S.S. Wandú Aparecida F. Maia Paglarin lendo um texto sobre a origem e a atual situação dos povos originários conhecidos como Yanomamis, com o depoimento em áudio de um representante deste povo.


Encerrando o ritual, a entidade Janaína fez-se presente e acalentou a todos com sua leveza e magnitude.


Vrja algumas fotos da Cerimônia em Homenagem a São Sebastião (Oxossi) realizada pela IEED-SP nos dias 20 e 21 de janeiro de 2024:




Hosanas a Oxossi! Hosanas à IEED!


112 visualizações0 comentário
bottom of page